Faleceu ontem, 05 de janeiro de 2024, Zagallo, aos 92 anos de idade no Rio de Janeiro. Nascido em 9 de agosto de 1931 em Atalaia Maceió, Alagoas. Ó Ex. jogador técnico Considerado uma das maiores lendas do futebol brasileiro, sendo ele o único tetracampeão mundial de futebol. O “Velho Lobo”.
Zagallo fez uma caminhada brilhante que faz apenas um grande campeão, não somente dentro dos campos, mas também para eles. foi o único que liderou a seleção brasileira durante quatro copas do mundo, fez história no futebol. Em 1958 esteve como jogador, já em 1970 participou como técnico da seleção, e em 1994 foi técnico. Permaneceu também na chefia da seleção em 1974 e 1998, sendo coordenador também em 2006 .
Desde a sua infância ainda na época escolar, já demonstrava o seu talento pelo esporte, especialmente com a bola, provavelmente já tinha tudo feito em mente qual carreira seguiria.
1- Família lamenta
Em um post na sua rede social, a família divulgou a seguinte nota de pesar: É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mário Jorge Lobo Zagallo, um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo, fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas. Agradecemos a Deus pelo tempo que pudemos conviver com você e pedimos ao pai que encontremos conforto nas boas lembranças e no grande exemplo que você nos deixa.
O presidente Lula escreveu uma homenagem em suas redes sociais dizendo: Mário Jorge Lobo Zagallo foi um dos maiores jogadores e técnicos de futebol de todos os tempos, um grande vencedor e símbolo de amor pela seleção brasileira e pelo Brasil. Maior vencedor individual da história da Copa do Mundo, sendo campeão duas vezes como coordenador da seleção brasileira de 1970. Corajoso, dedicado, apaixonado e supersticioso, Zagallo era exemplo de brasileiro que não desistia nunca. É essa lição e espírito de carinho, amor, dedicação e superação que ele deixa para todo o nosso país e para o futebol mundial. Nesse momento de despedida, minha solidariedade aos familiares de Zagallo, seus filhos e netos, aos amigos e aos milhões de admiradores, disse Lula…
Nos últimos meses se encontrando com sua saúde bastante comprometida, não caminhou mais sozinho, e precisou do auxílio de uma cadeira de rodas, em 2016 ele participou do revezamento da tocha nas olimpíadas do Rio. Apesar da idade bastante avançada, sua memória e suas lembranças foram bastante preservadas, em seu legado deixa uma carreira vitoriosa que confia muito sucesso, persistência e inspiração. Será sempre um eterno campeão.
2- Sobre o Velório
O velório será na sede da CBF (av. Luiz Carlos Prestes, 130) aberto ao público, a partir das 9h30 da manhã, e o sepultamento será às 16h no cemitério São João Batista, no dia 07 de janeiro deste domingo, foi divulgado em sua rede social.
3- Homenagens
O presidente da Seleção Brasileira de Futebol, Ednaldo Rodrigues, lamentou profundamente a morte de Zagallo. Assim como vários admiradores prestaram homenagem na data de hoje sendo repercutido a notícia nos principais sites e telejornais no Brasil e no mundo.
Em uma rede social da CBF divulgou “A CBF decreta luto de sete dias em homenagem à memória do seu eterno campeão e se compromete em reverenciar o seu legado. Em 2022, inauguramos uma estátua em homenagem ao eterno campeão no museu da CBF e não esqueceremos da emoção que compartilhamos”, acrescentou. Por causa da morte de Zagallo a CBF também decretou um minuto de silêncio em todas as partidas da primeira rodada das eliminatórias da copa do nordeste, que começa neste sábado.
Lamentamos com muito pesar, e desejamos os mais sinceros votos de pêsames aos familiares. Imagens do Google.